quarta-feira, 30 de junho de 2010

Turismo e recursos hídricos

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O turismo é uma prática social capaz de transformar substancialmente os lugares, impondo a sua lógica. O papel do turismo internacional no processo de produção do espaço de algumas cidades brasileiras teve um incremento significativo na medida em que o espaço de circulação foi melhorado e novos objetos turísticos foram instalados em pedaços selecionados do território. 

No Brasil, as cidades litorâneas da região nordeste são alvo de grandes fluxos de turistas estrangeiros, principalmente aqueles oriundos da Europa - em especial Portugal e Espanha - significando, talvez, uma recolonização do nosso país. São vários os Resorts de luxo instalados à beira mar e, mais recentemente, as segundas-residências em condomínios murados e, inclusive, com anúncios direcionados ao turista europeu. Neste contexto, o papel das águas é de fundamental importância tanto no sentido de recurso natural quanto no significado cultural. 

O avanço dos objetos turísticos sobre ambientes naturais é um dado que compromete a integridade destes últimos, causando impactos negativos significativos e, muitas vezes, irreversíveis. A poluição das águas superficiais e subterrâneas e o aumento do uso dos recursos hídricos nas temporadas comprometem o abastecimento para os moradores das cidades turísticas, causando conflitos de territorialidade. Com relação ao significado cultural das águas, é notável a relevância que o turismo de sol e praia possui em relação a outras modalidades turísticas. A zona costeira do nordeste brasileiro sofre um intenso processo de urbanização direcionada para o turismo, em especial na linha de praia, onde não raro as comunidades tradicionais são expulsas para a consolidação de objetos turísticos.

0 comentários:

Postar um comentário