quinta-feira, 17 de junho de 2010

Faixa de pedestres improvisada

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Uma faixa de pedestres foi pintada por cidadãos - e não pela prefeitura, como era de se esperar - no acesso à Ponte Cidade Universitária, que cruza a marginal Pinheiros, em São Paulo. A ausência de sinalização era notável naquele ponto - assim como em tantos outros da cidade. A intervenção urbana foi colocada em prática durante o primeiro jogo do Brasil na Copa, quando o movimento de veículos era baixo. Além da faixa, foi pintado um aviso no asfalto, com os dizeres "devagar. vidas", alertando os motoristas para a presença de pessoas atravessando a rua. Antes da faixa de pedestres improvisada, as pessoas que circulavam pela calçada não dispunham de nenhuma sinalização para realizar a travessia com o mínimo de segurança. A ação foi divulgada pelo blog Apocalipse Motorizado.

O acesso à ponte Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, não dispunha de qualquer sinalização para alertar os veículos para a travessia de pedestres.

Cansados de esperar a atuação da prefeitura, que deveria sinalizar a via, um grupo de pessoas pintou no asfalto uma mensagem de advertência para os carros.

Com a faixa pintada, os pedestres agora contam com o mínimo de sinalização para atravessar a rua.

2 comentários:

Marcelo Fonseca disse...

Eu acredito muito na iniciativa das próprias pessoas. Ações simples assim mostram que temos capacidade (de num plano primário) de nos autogerir. E é assim também, que percebemos que os governos não sao para todos, e muitas vezes o "interesse público" é suplantado pela vontade privada. ótimo post!

Unknown disse...

Esse é mais um exemplo que mostra que quando há vontade, as coisas acontecem. Esperar que um punhado de gente cumpra com seus deveres, ao passo que pessoas simples, expõem suas vidas ao perigo todo o dia e várias vezes ao dia, nos ajuda a ver até que ponto o pacato cidadão com ações simples e resolutas, pode mudar o cenario de ul lugar!

Escelente post Adriano!

Postar um comentário