terça-feira, 1 de junho de 2010

(In)segurança

terça-feira, 1 de junho de 2010
A cidade grande aprisiona os seus moradores em casas e prédios cercados e vigiados por câmeras e outros dispositivos que prometem segurança. O confinamento é tanto que clubes, academias, escolas e uma série de outros serviços são instalados no interior dos condomínios fechados, tornando a saída à rua cada vez mais dispensável. No entanto, se sair for inevitável, carros blindados, centros comerciais com modernos sistemas de segurança e cartões de crédito anti-furto conferem a tão almejada tranquilidade nas ruas da cidade.
A violência urbana é um negócio rentável e, como tal, é exaustivamente difundida nos veículos de comunicação de massa, seja em telejornais, novelas ou comerciais. O medo passa a ser, então, um sentimento desejável e estimulado pelas mídias, como forma de promover a venda de produtos e comportamentos que excluem, cada vez mais, o convívio social e negam o espaço público e a desigualdade social. (Foto: Panoptico)

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