segunda-feira, 7 de junho de 2010

As transformações do tempo

segunda-feira, 7 de junho de 2010
São Paulo é uma cidade cheia de histórias, contudo ao passar pelas ruas não observamos sua composição. Às vezes por falta de tempo, outras porque os objetos, prédios, as esculturas e ruas tomam outras dimensões com o passar dos anos e certas peculiaridades acabam sendo esquecidas ou escondidas.


O primeiro monumento artístico construído na cidade é o Obelisco da Memória, formado no ano de 1814. Localizado no Largo da Memória, ele era chamado na época de Pirâmide do Piques. Seus autores queriam homenagear a iniciativa do poder público pela realização de uma série de benfeitorias, entre elas a construção de um chafariz próximo da “pirâmide”.

Em 2005, a obra foi restaurada. Na época, as maiores dificuldades encontradas foram decorrentes do vandalismo sofrido pelo monumento, que sempre é alvo de pichadores.

Hoje, quem passa pelo monumento quase não o percebe, o obelisco fica entre prédios e ao lado de uma das árvores mais velhas de São Paulo. Seu tamanho e importância parecem ter diminuído com o crescimento da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário