É notável a quantidade de animais abandonados nas ruas das cidades brasileiras. Estima-se que existam 20 milhões de cães no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Só nas capitais, onde está situada a maior parte da população canina, há um cão para cada cinco habitantes. Cerca de 10% deles está em estado de abandono, de acordo com cálculo da OMS.
Mais do que um problema de saúde pública - pois esses animais abandonados são vetores de diversas doenças-, os cachorros de rua, como são conhecidos, expressam o desprezo que muitos têm pela vida, tida como mero produto. A forma como o poder público lida com a questão é alvo de diversas críticas, em especial no que tange à maneira como esses animais são executados nos Centros de Controle de Zoonoses e na escassez de políticas públicas capazes de sanar o problema.
Abandonados à própria sorte, muitos cães aprenderam a observar o comportamento das pessoas e, assim, conseguem sobreviver nas ruas da cidade. É comum presenciar um cachorro aguardando, ao lado dos pedestres, a sua vez para atravessar uma avenida. Os animais sabem, muitas vezes, onde procurar alimento e abrigo. Infelizmente, a maioria perece ao descaso daqueles que deveriam zelar pela sua vida. (Foto: Felipe Ferreira)
0 comentários:
Postar um comentário