Vem ai o especial da Virada Cultural e o projeto que acompanhará a vida de uma praça pública de São Paulo.
Trinta e dois posts depois, cruzamos o primeiro mês de vida do blog Geocidade. Com quase nenhuma divulgação, temos perto de quinhentos pageviews, ou pouco mais de cem leitores, boa parte assídua. Ainda no ensaio daquilo que imaginamos para o Geocidade, agradecemos a todos aqueles que passam por aqui.
Para começar bem o nosso segundo mês no ar, o blog tem duas novidades:
Especial Virada Cultural
A sexta edição da Virada, que reúne diversas atrações culturais durante 24 horas ininterruptas, acontecerá no próximo fim de semana, 15 e 16 de maio, em São Paulo. O curioso é que a maioria dos eventos ocorre no centro da cidade, lugar habitual de passagem, pouco frequentado como espaço de lazer, mas que, durante a Virada, recebe milhões de pessoas em busca de música, teatro, dança...
Como, afinal, o centro é transformado, do dia para a noite, em território cultural? O Geocidade está montando uma equipe de colaboradores que trará, durante a semana da Virada, diferentes olhares sobre as transformações das ruas do centro em lugares de lazer e cultura, algo raro nos espaços públicos paulistanos.
Veja quem já faz parte da equipe (ainda em formação) do Geocidade na Virada Cultural:
Marcelo Fonseca, historiador e autor do blog Hardcore 90 - uma história oral.
Jackline Almeida, jornalista e radialista.
Vanderlei Mastropaulo, geógrafo.
Sattva Horaci, estudante do ensino médio.
A vida de uma praça
São Paulo possui 5.500 praças, porém a maioria sequer é percebida ou utilizada pela população. Mal cuidadas, sem bancos ou árvores, ilhadas no meio de largas avenidas, muitas praças não cumprem qualquer função social na cidade. O blog Geocidade, em parceria com o blog Amigos das Árvores de São Paulo, irá acompanhar a vida da Praça Dr. Afrodísio Vidigal, esquecida no canteiro central entre as ruas Vergueiro e Domingos de Morais, no bairro do Paraíso. Na primeira etapa do projeto, que começa já nesse mês, vamos acompanhar o cotidiano da praça, investigar a sua história, identificar as espécies da flora e conhecer o seus vizinhos -e, quem sabe, futuros frequentadores. Os primeiros a colaborar com o Geocidade nesse projeto são a jornalista e fotógrafa Gleice Bueno e o mestrando em botânica e autor do blog Amigos das Árvores de São Paulo, Ricardo Cardim.
0 comentários:
Postar um comentário