sábado, 15 de maio de 2010

Começa a cobertura geográfica da Virada Cultural

sábado, 15 de maio de 2010
Estamos dando início à cobertura geográfica da Virada Cultural de 2010. Do "QG" do Geocidade, tenho uma vista privilegiada do centro paulistano, local onde acontecerá a maior parte dos eventos. Aliás, a área onde acontecerá a Virada corresponde, aproximadamente, ao território que a cidade de São Paulo ocupava no final do século 19. 
A idéia da nossa cobertura é retratar as transformações que irão ocorrer, durante as 24 horas do evento, nas ruas, praças e prédios do centro. O foco da nosso olhar é, pois, o território, não propriamente a análise dos shows e espetáculos da Virada - para esse tipo de cobertura, os sites de notícias, como o G1 e o UOL, devem trazer informações ao longo do evento. Como que um lugar tradicionalmente de passagem, que se esvazia aos fins de semana, se transforma, do dia para a noite, em território de lazer e cultura? Quais são as mudanças espaciais que a Virada Cultural irá proporcionar? Como vamos nos sentir vivenciando um centro da cidade diferente, com as pessoas saindo às ruas e usando as praças? Esse é o nosso desafio!
Para quem quiser enviar um relato da sua experiência no território da Virada, basta enviar um e-mail para adriano.rangel@geocidade.info. No mais, boa Virada para todos!


Vista da janela do "QG" do Geocidade durante a Virada Cultural. Três horas antes do início do evento, o som que ecoa do centro é o do samba, vindo da Praça da República, onde acontece os primeiros ensaios. Com o trânsito já interrompido em algumas ruas, a música predomina sobre o barulho dos carros.

0 comentários:

Postar um comentário